COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Grupo Boticário tem programa que garante boas práticas na cadeia de fornecedores.

 Escolha dos fornecedores é fundamental para o sucesso

Foto: Divulgação Grupo Boticário

Uma empresa que quer crescer, lucrar e oferecer produtos de qualidade com bons preços para os seus clientes, precisa de bons fornecedores. Erros ou dificuldades na gestão de fornecedores podem ocasionar sérios problemas. Portanto, a gestão de fornecedores deve ser considerada como uma parte fundamental da estratégia de qualquer negócio. 

Eu conversei com o diretor Executivo de Suprimentos do Grupo Boticário, Eduardo Villas, e ele me disse que uma empresa não chega a qualquer lugar se estiver sozinha. Porém, fica forte quando trabalha unida com os seus fornecedores. E para garantir as boas práticas na cadeia de fornecedores, o Grupo Boticário criou o Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Parceiros.

Atualmente, o grupo que nasceu no Paraná, e é um dos maiores do mundo no setor de beleza, estando presente em 50 países, conta com mais de 4 mil fornecedores. Para classificar os mais alinhados aos  compromissos, valores e o jeito de fazer, o Boticário desenvolveu uma pontuação e premia todos os anos estes parceiros.

Na última segunda-feira foi realizada, em Curitiba, no Teatro da Fiep, a vigésima sétima edição do evento. Com o tema “Consistência que nos move”, o número de parceiros considerados estratégicos pelo Grupo Boticário aumentou de 128 para 151. O  diretor Executivo de Suprimentos me informou que o evento deste ano também foi marcado pela presença de fornecedores da Alemanha, China, Estados Unidos, França e México. Segundo o executivo, mesmo os fornecedores que não atingem a pontuação recebem um feedback detalhado que pode ajudá-los a melhorar suas operações. Dessa forma, o programa acaba beneficiando a todos.

Nesta última edição do prêmio, os critérios de avaliação do Programa seguiram os pilares de Flexibilidade, Eficiência, Inovação e Resiliência e refletiram o comprometimento contínuo da empresa com a excelência e a inovação em seus processos de produção e fornecimento. Mais de 100 empresas foram premiadas com os troféus ESG, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, em reconhecimento ao desempenho e performance no ano de 2023.

Eu fiz essa pergunta ao diretor Executivo de Suprimentos, e ele me disse que dos 4.200 fornecedores do Grupo, 20% são do Paraná. O Grupo Boticário também tem um programa focado em atrair pequenas e microempresas geridas por pessoas de grupos minoritários formada negros, LGBT e mulheres para serem fornecedoras.

Por fim, eu perguntei ao Eduardo Villas, qual é a melhor forma para escolher um bom fornecedor e ele me explicou que em primeiro lugar está a essência da empresa, ou seja, como ela trata das questões ambientais, diversidade e valores como um todo. Em segundo lugar estão a qualidade e o preço.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin