COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

470 mil festas de casamentos estão previstas para este ano.

 Mercado de casamentos traz oportunidades para fornecedores

Foto: Prostooleh / Freepik

O ano de 2024 começou com boas expectativas para o mercado de casamentos, superando as projeções de 2023. Dados levantados pela plataforma de sites e listas de casamentos Casar.com, em conjunto com a Assessoria VIP, apontam que o volume anual de festas de casamentos no Brasil deve chegar a 470 mil, superando em 5 mil o número verificado no ano passado. Só no Paraná, deverão ser realizadas cerca de 30 mil festas de casamento, o que representa ótimas oportunidades para os fornecedores do setor.

Só para se ter uma ideia, em média, cada casal de noivos contrata, 15 fornecedores para a cerimônia e festa, incluindo decoração, flores, local da recepção, serviços de buffet, som e iluminação, fotografia, entre outros itens que compõem o grande dia.

Com a alta das celebrações programadas e a crescente demanda para este ano, as empresas e profissionais responsáveis pela organização dos eventos já estão buscando reforçar suas equipes. De acordo com os dados das plataformas de casamentos, mais de 60% dos assessores e cerimonialistas têm a intenção de contratar colaboradores fixos para suas empresas neste ano.
Entre as áreas que mais necessitam de mão de obra, de acordo com os cerimonialistas, estão os serviços de organização de eventos, como a interface com os diversos fornecedores envolvidos ao longo do processo.

Além de aumentar as equipes, estar atualizado com as tendências também é uma prioridade para os profissionais da área de eventos. Nesse sentido, mais de 75% dos fornecedores entrevistados apontaram que pretendem oferecer novos serviços aos clientes, incluindo redes sociais para eventos e edição de sites de casamento. Portanto, são áreas que prometem bons negócios, este ano.

Sim! E os valores apontados na pesquisa realizada pela plataforma casar.com me surpreenderam. O ticket médio por festa, calculado com uma base superior a 120 mil casamentos, chega a R$ 61 mil. Considerando a realização de 470 mil cerimônias de casamento, a movimentação até o final deste ano passará da casa de R$ 28 bilhões. Ou seja, é um excelente valor que contribuirá para o desenvolvimento do setor com um todo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin